
Nossa casa, incluindo o quarto, está cheio de luzes de monitores de computador, rádio-relógio, piscando e brilhando nos dispositivos eletrônicos. Mas, a exposição crônica à luz durante a noite provoca problemas de saúde.
Há muito tempo atrás, as pessoas foram expostas a diferentes tipos de luzes naturais responsáveis pelo controle do ritmo circadiano. As pessoas tinham luz solar durante o dia, enquanto que à noite havia as estrelas e a lua, e talvez a luz da fogueira.
No mundo moderno em que vivemos hoje, temos iluminação artificial durante a noite.
A diferença entre a luz solar e a luz do luar induz uma série crítica de fluxo bioquímico ligado à periodicidade da luz, incluindo a criação de níveis de cortisol e melatonina.
• Como funciona a Melatonina?
A melatonina é produzida pelo cérebro durante a noite, a fim de regular o nosso ciclo de sono e vigília.
A melatonina diminui a pressão arterial, os níveis de glicose, e a temperatura corporal, que são as respostas fisiológicas mais importantes responsáveis para um sono reparador.
Os nervos ópticos em nossos olhos percebem a luz e envião um sinal para o cérebro que é hora de acordar. Também aumenta a temperatura do corpo e produz hormônios como o cortisol.
Os níveis de cortisol são baixas durante a noite e, assim, permite-nos dormir.
Os níveis de cortisol são mais elevadas durante o dia e nos permite estabilizar os níveis de energia e a modulação da função imunológica.
Se seu quarto é escuro à noite, os nervos ópticos em seus olhos não irão enviar um sinal para o cérebro e seu corpo seria capaz de criar a melatonina necessária.
Os níveis de melatonina são controlados de acordo com a quantidade de exposição à luz durante o dia anterior.
• Em que tipo de quarto devemos dormir? Claro ou Escuro?

Estudos têm demonstrado que a duração da melatonina pode ser encurtada por cerca de 90 minutos por causa da exposição à luz ambiente antes de deitar em comparação a escurecer totalmente o ambiente.
Na verdade, os estudos mostraram que a exposição à luz ambiente antes de se deitar encurta a duração da melatonina por cerca de 90 minutos em comparação com a exposição à luz fraca.
Além disso, a exposição à luz da sala durante as horas normais do sono restringe os níveis de melatonina em mais de 50%.
Muitos dos modernos dispositivos que temos emitem luz azul de diodos emissores de luz. Esta luz é particularmente eficaz na supressão da melatonina.
Isto acontece porque o melanopsin fotopigmento, que é encontrado em células especializadas da retina envolvida na regulação dos ritmos circadianos é mais sensível à luz azul.
Além disso, os cientistas informaram sobre o impacto da luz de monitores de computador sobre os níveis de melatonina. A luz do computador à noite, especialmente a luz azul, reduz os níveis de melatonina em estudantes.
Outro estudo descobriu que tablet’s possuem um tipo de backlight que suprime a melatonina e perturba o sono. Lembre-se que o uso de dispositivos eletrônicos autoluminosos antes de ir para a cama pode interromper o sono, mesmo que a melatonina não seja reprimida.
• Melatonina e Câncer
Não é estranho que esse hormônio e o distúrbio bioquímico pode criar efeitos negativos, incluindo o câncer.
Um estudo que durou 10 anos e no qual participaram mais de 1670 mulheres, mostrou que mulheres expostas à maior intensidade de luz em seu ambiente de dormir tinham riscos mais elevados em 22% de desenvolver câncer de mama pela repressão de melatonina.
• Luz fraca, Luz azul, depressão e seus efeitos sobre o sistema imunológico
A exposição frequente à luz fraca durante a noite pode causar sintomas de depressão, como foi observado em hamsters. Mas, retornando os hamsters com uma programação de dia / noite normal, não-iluminada, os pesquisadores conseguiram reverter a depressão.
Além disso, o sistema imune pode ser afetado pela luz fraca crônica durante a noite.
• Envelhecimento precoce e problemas cardíacos
Uma vez que o hormônio melatonina tem propriedades antioxidantes, que desempenha um papel importante no combate ao envelhecimento, é importante saber que os cientistas conseguiram tratar ratos idosos com melatonina, reduzindo o estresse oxidativo (envelhecimento).
• Ganho de peso
Luz durante a noite também afeta o ganho de peso, alterando o tempo de nossa ingestão de alimentos.
Quando expostos a luz, os ratos ganharam mais peso, mesmo se exercitando e comendo o mesmo que os ratos expostos a escuridão.
Outra coisa que os cientistas afirmaram estar ligada com os baixos níveis de melatonina é a diabetes.
• Conclusão
Mantenha seus quartos tão escuro quanto possível e evitemr a luz azul antes de ir para a cama.
É aconselhável desligar todos os seus gadgets que são emissores de luz e fechar as cortinas. Além disso, se possível, evite usar o seu tablet, computador ou smartphone nas horas antes de dormir.
[Fonte By]

Comentários
Enviar um comentário